Folia

Foliador: Aquele que entra em folias

Folia: Dança veloz e de muitas figuras. Festa alegre e ruidosa.


Desde pequena, que na altura do Carnaval ouvia bastante esta palavra - folia - e como tal, sempre achei que fosse uma palavra que só era usada no Carnaval, como por exemplo o "Feliz Natal", que só utilizamos no Natal.
Confesso que quando descobri que afinal não se tratava de uma palavra própria do Carnaval, fiquei um pouco deprimida! Afinal toda aquela folia do Carnaval, era apenas, uma festa alegre e ruidosa de Carnaval, uau, que mágico! E deve ter sido por essa altura que despertou o meu desinteresse pelo Carnaval. 

Porém os anos passaram, e hoje em dia, são poucas as pessoas que usam a palavra folia, sem ser lá está, no Carnaval. 

Mas uma vez que eu já fui descobrir o significado da palavra, a partir de agora posso passar a empregar a palavra quando bem me apetecer. Tipo, hoje há uma festa... hoje vamos foliar! 
Deve ser mais ou menos isso. 

Mas passando isso à frente, hoje começa uma grande festa para as gentes de Palmela e arredores. É a chamada "Festa das Vindimas", que já conta com 49 edições realizadas, sendo esta a 50ª! 
Já é uma festa com tradição. Desde a missa, à pisa de uva, à benção do mosto, ao desfile de domingo à tarde, não esquecendo o simulacro do castelo,  tudo isso está envolto numa tradição, e já lá vão 50 anos. 
Sei que a tendência destas festinhas é para daqui a uns anos acabarem. As tradições já não são o que eram, isso é um dado adquirido, mas cabe aos jovens tentar mantê-las. É claro que hoje em dia, poucos são os jovens que vão para a vindima, é claro que os jovens de hoje não ligam a nada disso, e o ponto alto da festa é o convívio. Mas como Palmelenses, todos deviam contribuir para que a festa não se perdesse. E espero que nunca se perca.

Desde sempre que me lembro de ir à Festa das vindimas com os meus, de esperar ansiosamente pelo ultimo dia, para rever o cortejo a passar e mais tarde ver o fogo de artifício a ser lançado no castelo. Depois comecei a ir com os amigos claro, mas a festa continua com o mesmo encanto. 
Hoje em dia a festa é mesmo um local de convívio, onde vemos os nossos antigos colegas de escola, alguns antigos professores, onde falamos com aquelas pessoas que só vemos de ano a ano, na mesma festa, e onde todos nos divertimos. Uns com um pouco de álcool a mais à mistura, outros não. A verdade é que se formam um ajuntamento de pessoas, e é como se recuássemos uns anos, se voltássemos todos à escola preparatória ou secundária. Todos se encontram lá. E é bom. 

É bom ver aquelas pessoas que em tempos fizeram parte da nossa vida. É bom ver que crescemos e que hoje todos seguimos caminhos diferentes, mas que apesar de tudo, continuamos a ter um sentimento por aqueles que foram os nossos amigos de escola. É bom sentir saudade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu casamento #22

Velocidade furiosa, uma história sobre família