segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As máscaras de Salazar

Confesso que nunca fui grande fã de História, bem história do mundo então é mesmo para esquecer. Tudo que seja, dinastias, reis e descobrimentos não é comigo. 
Porém, há uns tempos, por pura curiosidade decidi comprar o livro "As máscaras de Salazar" do autor Fernando Dacosta. Não é daqueles livros de estórias, os típicos romances ou algo do gênero.

Ainda vou a meio do livro. 
Não é daquelas histórias cativantes, porém, torna-se muito interessante, ao lermos certos excertos, e percebemos que o senhor, apesar de há muitos anos atrás, sabia perfeitamente o que ia acontecer, e esta atualidade que vivemos agora, foi tão prevista por ele. 

Deixo-vos aqui um excerto que gostei especialmente:

"Contra tudo, contra todos, Salazar e os seus fecharam-se sobre si ("orgulhosamente sós"), radicalizaram-se ("a Nação não se discute"), iludiram-se ("os ventos da História hão-de dar-nos razão"), suicidaram-se ("para Angola e em força").
Muito gostava de ver a confusão em que isto vai ficar depois de eu desaparecer, confidenciará o chefe de Governo, pouco antes da queda, a um amigo. Por mim não me importava de uma certa perturbação, tenho, no entanto, pena dos novos, vão sofrer muito. Dentro de 40 a 50 anos haverá cataclismos económicos e políticos na Europa. Receio que países como Portugal venham a desaparecer". 


Acho que este excerto diz tudo!
Reflictam...! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Christmas is coming...

Enquanto a maior parte das pessoas ainda não comprou os presentes, eu posso dizer que só me faltam 3 ! 😃😃 Comecei a fazer cedo as compras...